terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alegria de vivenciar o mesmo carisma na diversidade

Com este tema, o Encontro dos Grupos de Leigos(as) Missionárias de Maria - Xaverianas 2012 contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas das cidades de Belém, Abaetetuba e Barcarena no Estado do Pará.


 Por Amanda Cecília
Após algumas reuniões de planejamento e organização de espaço, material, transporte, alimentação etc, para que tudo corresse da melhor maneira, finalmente deu para cantar...“Seja bem vindo ôlêlê, seja bem vinda olálá, paz e bem pra você que veio participar”. A acolhida foi animada, descontraída como de costume. Os encontros dos grupos lmmx sempre trazem uma dose de carinho regado a abraços e sorrisos enormes. Sempre foi assim e assim sempre há de ser, celebramos a alegria do reencontro, exercitamos a acolhida ao próximo e vivenciamos a concretude do que foi previamente esquematizado. É um rito feliz que acontece baseado na partilha de experiências vividas e sonhos a serem vividos.


Em circulo diante das imagens de Jesus e dos nossos fundadores Padre Spagnolo e Madre Bottego ousamos responder: Afinal, o que nos motiva viver essa experiência missionária? As respostam deram voz e sentido a diversidade. Estamos caminhando no sentido do amadurecimento.
Irmã Fernanda sempre muito simpática nos revelou de forma espirituosa a história da semente que virou árvore e deu frutos espalhando mais sementes por todas as terras até a chegada das irmãs na Prelazia de Abaetetuba. Seus slides traziam fotografias de um tempo bom na antiga Abaeté que deixa saudade até mesmo em quem não o viveu.
E quando achávamos que já sabíamos de cor e salteado a história daquele outro galho que se nutre da seiva do mesmo tronco veio irmã Grazia nos mostrar detalhes a mais que fizeram toda a diferença. Foi surpreendente saber como as histórias se cruzam, melhor ainda é saber que somos parte da concretização do sonho de alguém, Pe Spagnolo sonhou luminoso.
Dentre tantas coisas ouvimos sobre a definição do último capítulo, da decisão sobre o nome definitivo do nosso grupo. Aceitamos a denominação de Leigas Missionárias de Maria – Xaverianas, nos alegramos por finalmente possuirmos uma identidade, frisamos o momento histórico do grupo, mas a presença de três homens fez nascer a contestação: Leigas(os)? Leigos(as)? Leigos Missionárias? É isso mesmo? Acirramos um debate que abrangeu relações de gênero à língua portuguesa. Por fim, aceitamos o nome do grupo com algumas ressalvas.
Nos concentramos para pensar em ações conjuntas e isoladas que poderão ser compartilhadas aqui no blog futuramente.
Concluímos o encontro da melhor maneira possível. Usamos a analogia dos pássaros. Foram distribuídos móbiles com pássaros de origamis que fiz com muita amorosidade. O colorido simbolizando a diversidade, as asas a liberdade do voo. Quando os grupos se reúnem é como voar em bando, quando se despedem, se debandam para além-fronteiras, este debandar ressoa missão, vão semear em outros lugares.
Com os pássaros em mãos, a fala foi concedida a Mary:

Os pássaros cantam para louvar a Deus pela natureza, para nos lembrar de que nós também devemos reconhecer, agradecer e bendizer ao Senhor por tudo o que Ele nos dá; eis a nossa primeira missão.  “Aprendi que quando penso saber de tudo, de tudo, ainda não aprendi nada; que a natureza é das coisas mais belas do mundo; que amar significa dar-se por inteiro; que um só dia pode ser mais importante que muitos anos; que se pode conversar com as estrelas; que se pode fazer confidencia com a lua; que se pode viajar além do infinito; que ouvir uma palavra de carinho faz bem a saúde; que sonhar é preciso”. Shakespeare. Hoje apresentamos muitos sonhos. Diz à lenda que é preciso fazer mil pássaros de origami para realizar um desejo, então que o nosso sonho e o sonho dos fundadores se concretize na simbologia de fazer mil pássaros, contribuindo para que a expansão do Reino de Deus aconteça entre os mais próximos e além-fronteiras. (Mary Cândida)


2 comentários:

  1. GENTE LINDA, QUANTA INICIATIVA LINDA!!! PARABENS!! ORAMOS POR TODOS E TODAS VCS...ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Você aí do outro lado e nós aqui deste lado somos pessoas lindas, comprometidas com o anúncio, procuramos vivênciar o amor de Jesus. Estamos conectadas pela energia do amor universal. Estamos juntas(os) nesta caminhada. Um abraço com o calor do Pará!

      Excluir