segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O terço Missionário

O terço Missionário, tal como é, foi fruto da inspiração do Bispo Fulton Sheen, que teve a ideia de associar as 5 dezenas do terço tradicional aos 5 continentes através de cores, escolhendo então uma cor diferente para cada continente.
A originalidade do Terço Missionário está no encontro de todos os povos, raças e culturas através da oração: Na cor Verde, reza-se pela África, cor que recorda as suas imensas florestas verdes, os seus conflitos, violências e sofrimentos.Na cor Vermelha, reza-se pela América, cor ligada ao tom da pele dos seus primeiros habitantes, os índios ou "peles vermelhas”, e pela cor da terra vermelha devido ao sangue derramado por estes povos na época das conquistas, pelos mártires de ontem e de hoje.
Na cor Branco, reza-se pela Europa, cor ligada às raças brancas, e ao Papa, Mensageiro da Paz e grande missionário do mundo.
Na cor Azul, reza-se pela Oceânia, cor que lembra a sua formação e as inúmeras ilhas espalhadas e cercadas pelas águas azuis do Oceano Pacífico.
Na cor Amarela, reza-se pela Ásia, lembrando as raças amarelas, terra do sol nascente, berço das antigas civilizações, culturas e religiões.
Antes de começar a rezar o terço, faz-se um OFERECIMENTO. Em cada mistério, rezamos pelas pessoas e missionários que vivem no continente que cada cor representa. Desta forma, ao rezar cada dezena, pede-se por todos os povos que vivem naquela região

Depois dos cinco mistérios, fazemos um AGRADECIMENTO a Jesus e a Maria por ouvir os nossos pedidos e por realizá-los.
As três Ave-Marias finais podem ser oferecidas pelos missionários espalhados pelo mundo.
As cinco cores do terço missionário simbolizam os cinco continentes onde os missionários estão anunciando a Boa Nova da salvação.
Rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, pois rezamos por todas as pessoas, sem distinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário